A visita de Pepe Mujica a Florianópolis

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e celebridade para determinada esquerda, está em Florianópolis.

O que me incomoda é ver quanta gente enxerga os avanços recentes naquele país como fruto da benevolência do “presidente mais pobre do mundo” e não como resultado da luta e mobilização social no país. Essa empolgação (que às vezes chega à adoração) só mostra como está difícil enxergar nossa força coletiva e fazer pelas nossas mãos o que a nós diz direito.

Ir de fusca para o trabalho não é relevante quando se está destruindo enormes áreas de preservação para mineração e para portos de águas profundas. Quando estive na região de Rocha, no Uruguai, vi as comunidades se mobilizando contra esses projetos governamentais que destruíam suas terras.

Doar parte do salário também não é relevante quando as políticas de governo permitem o custo de vida estourar, penalizando os mais pobres. O governo lá também criminaliza o protesto como aqui, nos últimos anos foram várias pessoas presas. Eles também ocupam militarmente o Haiti.

A legalização do aborto é fundamental. A legalização da maconha também. Mas espero o dia em que vamos lotar auditórios para ouvir falar os movimentos que se mobilizam por essas pautas, as mulheres, a população negra, as pessoas que são vítimas dessas políticas de Estado – e não um chefe de Estado.

uruguay-elections_fran

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s